Polícia

Dois policiais fazem policiamento em até quatro cidades da Região Central

"

Com os efetivos da Brigada Militar (BM) na Região Central defasados, chega ao ponto de dois policiais ficarem responsáveis pelo policiamento de até quatro municípios. Essa é a situação da maioria das cidades da Quarta Colônia. Com informações da Rádio Gaúcha.

Dois policiais, em uma viatura, dão conta, por exemplo, dos municípios de Ivorá, Nova Palma, Faxinal do Soturno e São João do Polêsine. Na última quarta-feira, um policial de Faxinal do Soturno e um de São João do Polêsine faziam policiamento em uma viatura em todos os municípios. Situações semelhantes aconteceram em Agudo e Restinga Seca, onde foram registrados dois assaltos a postos de combustível.

O Comandante Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) na Região Central, coronel Worney Dellani Mendonça, confirma a situação e explica qual é a medida colocada em prática em função do problema.

– A nossa opção aqui, de gestão do comando regional, foi estabelecer as Patrulhas Intermunicipais como uma alternativa para realizar o policiamento nesses municípios – explica Mendonça.

Duas lotéricas são assaltadas em menos de 4 horas na Região Central

Ele não informa quais municípios trabalham dentro desse sistema, pois a definição é feita diariamente em uma escala.

De acordo com o coronel, apesar disso, a defasagem nos 29 municípios da Região Central, em média, é de 37%. No fim do primeiro semestre deste ano, era de 30%. Em municípios da Quarta Colônia, chega a 60%. Questionado quanto à possibilidade de vinda de mais policiais para o Centro do Estado, o coronel afirma que não há sinalização de isso acontecer.

"Achei que iam colocar fogo em mim", conta homem sequestrado em Restinga Seca

– Não existe a previsão, pelo que se sabe, de chamada de novos policiais. As transferências para a região de Santa Maria são difíceis, porque o problema de déficit existe em todo o Estado – afirma o coronel.

Estatística

Entre julho e setembro de 2015, foram 106 casos de assaltos ao comércio em Santa Maria. Ano passado, foram 51. É um aumento de mais que o dobro de um ano para outro. Só em outubro, foram 26. O número de assaltos a pedestre também aumentou: 25,8%. Foram 302 casos em 2015, contra 240 em 2014.

Em julho de 2014, foram 20 casos de roubos a estabelecimentos comerciais. No mesmo mês em 2015, foram 25. Em agosto, o aumento é alto: de 8 em 2014, para 21 em 2015. Já em setembro, o aumento foi de 23 para 63.

A situação relativa aos assaltos a pedestre é semelhante. Foram 83 casos em julho de 2014, e, no mesmo mês neste ano, foram 90. A curva sobe em agosto: 91 casos em 2014, e 111 em 2015. Há alta também em setembro: 66 casos ano passado e 105 este ano.

Ataques ao interior

Desde setembro de 2015, foram pelo menos oito casos de ataques a residências do interior de Dilermando de Aguiar, Faxinal do Soturno, Cacequi, Nova Palma e Santa Maria. Criminosos renderam, amarraram e agrediram famílias "

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Após queda de ponte, passarela é liberada em Jaguari

Próximo

Parte das joias roubadas de joalheria é achada em residencial em Santa Maria

Geral